MACEIÓ

Carnaval: confira resultado da consulta lançada pela Prefeitura
Pesquisa é parte do projeto de engajamento cidadão, que busca aproximar o cidadão maceioense da gestão pública





A consulta pública do Carnaval 2020, lançada pela Prefeitura de Maceió, por meio do Gabinete de Governança (GGOV), já foi finalizada. Realizada por meio da startup de inovação em gestão pública Colab, a pesquisa teve o objetivo de entender como os foliões irão aproveitar os festejos na capital. A pesquisa contou com 119 participações, sendo possível identificar as preferências dos foliões, meios de locomoção e as atitudes sustentáveis que serão adotadas.

Realizada entre os dias 24 de janeiro e 14 de fevereiro, a pesquisa é parte do projeto de engajamento cidadão, que busca aproximar o cidadão maceioense da gestão pública, incentivando a participação, atuação e fortalecendo a influência da população na administração pública.

Quem respondeu?

Participaram da consulta 119 maceioenses. Foliões com idades entre 20 e 29 anos foram os mais efetivos no questionário (39,5%). Entre 30 e 39 anos, a participação foi de 33,6%. Em seguida 40 a 49 anos (10,9%), acima de 50 (13,4%) e, por último, os foliões que têm até 19 anos (2,52%). Cerca de 70% dos foliões informaram que vão passar o Carnaval em Maceió.

Já 47,7% dos participantes aprovaram a oferta de prévias de Carnaval em Maceió. Em relação às prévias e festas durante o feriadão de Carnaval, foi identificado que 38,2% dos foliões preferem blocos com banda, comparados a blocos de frevos, marchinhas ou com DJ. Além disso, 61,8% responderam que irão utilizar transporte compartilhado como meio de locomoção (táxi, Bigú, Uber, 99 táxi) e apenas 20% utilizarão transporte individual (carro particular).

Um ponto de destaque na consulta são as ações sustentáveis que os foliões estão dispostos a adotar durante o período. Descartar o lixo exclusivamente em lixeira e lugares adequados, levar o próprio copo ou caneca reutilizável e reduzir o volume de lixo gerado representaram 50% do total de respostas. Outras atitudes de relevância é promover um Carnaval com mais respeito à diversidade e não dirigir após ter ingerido bebidas alcoólicas.

Maceió é destino durante o Carnaval

Em um levantamento pedido pelo portal de notícias G1, as plataformas de busca de passagens aéreas Kayak, Google Voos e MaxMilhas apontaram Maceió entre os 10 destinos mais procurados do País para o feriado e um dos cinco destinos do Nordeste preferidos pelos turistas durante o período. De acordo com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), o fortalecimento do Carnaval em Maceió é uma prioridade da pasta e a cidade terá oito polos de Carnaval distribuídos pelos bairros. Segundo a consulta, o principal atrativo de Maceió durante o Carnaval ainda são as praias, com mais de 80% da preferência dos respondentes.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM