SAÚDE

Nova Central de Triagem começa a funcionar a partir das 14h no Benedito Bentes
Unidade erguida no estacionamento do Shopping Pátio oferecerá orientação e avaliação médica para pessoas com sintomas gripais já nesta segunda (18)





O Governo de Alagoas entregou, na manhã desta segunda-feira (18), a Unidade de Urgência para Síndromes Gripais do estacionamento do Shopping Pátio Maceió, no bairro Cidade Universitária (no acesso para o Benedito Bentes). O equipamento já estará de portas abertas hoje, com 100% de funcionamento, a partir das 14h.

A unidade, também conhecida como Central de Triagem, foi criada para oferecer avaliação médica e, caso o paciente apresente sintomas da doença há pelo menos sete dias, realizar o teste rápido para Covid-19. Assim como a unidade similar montada no Ginásio do Sesi, no Trapiche da Barra, a estrutura abriga 04 consultórios, 16 poltronas de medicação, área de espera para 60 pessoas e capacidade para realizar até 300 atendimentos por dia, com funcionamento 24 horas, todos os dias da semana.

Na entrega, o governador Renan Filho anunciou mais investimentos para a ampliação de leitos e a construção de novos equipamentos para enfrentamento ao novo coronavírus, como hospitais de campanha e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na capital e no interior.

“Talvez tudo isso não seja suficiente para atender todo mundo. Mas vamos fazer tudo que estiver à altura do Governo do Estado para atender ao cidadão”, disse, antes de chamar os alagoanos à responsabilidade: “É fundamental que o cidadão colabore com esse esforço. Colabore com os profissionais de saúde, colabore com aqueles que estão na linha de frente e com os investimentos que o Estado tem feito. Se puder, fique em casa. Quanto maior for isolamento nesse momento, menor é o risco de a nossa rede hospitalar colapsar e de perdermos vidas sem atendimento em saúde digno, decente e necessário”.

Ampliação e novas centrais

Com a duplicação do fluxo de usuários à procura de atendimento na Central de Triagem do Trapiche, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ampliou a estrutura da área de espera com duas novas tendas e 100 cadeiras, com o objetivo de respeitar o distanciamento social.

O Governo do Estado anunciou a instalação de outra Unidade de Urgência para Síndromes Gripais em Maceió, que será instalada na área onde funcionava o Mini Pronto-Socorro do Jacintinho, desativado após a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Ismar Gatto. Também serão erguidas outras três centrais no interior do estado, nos municípios de Arapiraca, Porto Calvo e Santana do Ipanema.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM